top of page

CEJA DESENVOLVE AÇÕES PARA SE TORNAR UMA ESCOLA SUSTENTÁVEL

     

Implantação de viveiro de mudas, plantas medicinais do pátio, consumo consciente e coleta seletiva são os destaques

O Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Cleonice Miranda da Silva, em Colider (a 650 quilômetros ao norte da Capital), desenvolve um projeto sustentável que está mudando a realidade no ambiente escolar. Trata-se de uma forma de trabalhar com vários temas relacionados ao meio ambiente, viveiro de mudas e plantas medicinais, consumo consciente, coleta seletiva - sendo que a ideia central é “desafiar-se à sensibilização de todos para a importância do assunto escolhido”.

Um dos projetos consiste na implantação de um viveiro de mudas com capacidade para 1.000 unidades germinadas, que foi construído em processo de mutirão pelos técnicos e apoios educacionais, inicialmente com apenas 20 horas de trabalho.

No viveiro estão sendo produzidas mudas de espécies silvestres tais como: Cedro Rosa, Mogno, Ipês (amarelo, rosa e branco), Cerejeira, Ingás, entre outras. Segundo o diretor do Ceja, Cláudio Scalon, com a iniciativa, os professores ganharam um espaço de discussão conceitual, fisiológica das plantas, solos, entre vários temas. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“As mudas em fase de germinação servirão para a recuperação de áreas de proteção permanente, mananciais aquíferos do perímetro urbano da cidade. Além disso, poderão ser distribuídas em campanhas de conscientização para que as pessoas plantem arvores”, destaca.

No pátio da escola. Outras ações estão chamando a atenção da comunidade escolar. De iniciativa dos professores da área de ciência da natureza e matemática, que atuam na análise e readequação do pátio da unidade escolar, estão sendo realizados plantios de árvores frutíferas e para sombreamento e o reordenamento dos espaços.

“Esse trabalho tem o envolvimento direto dos estudantes, pois muitos têm esse espaço em suas casas e é a melhor forma de aproveitá-los”, ressalta. Os professores que atuam na alfabetização, por sua vez, trabalharam com um banco de mudas de plantas medicinais, com amplo envolvimento dos estudantes, aproveitando inclusive das experiências destes a respeito do tema. “Além disso, desenvolveram conceitos de reaproveitamento de resíduos sólidos”. O diretor salienta que, além disso, os professores da área de ciências humanas se propuseram a estudar e compreender como funciona a gestão de resíduos sólidos do município, na perspectiva da participação consciente da comunidade escolar. “Isso desde a questão do consumo até os procedimentos de coleta seletiva, tanto na escola e nas residências e o funcionamento do aterro sanitário local”.

Para colocar todo o aprendizado em prática, durante o Sarau, realizado no início de outubro, realizaram apresentações culturais com o tema ““Água Consumo Consciente: Uma gota vale uma vida”, desenvolvido pelos professores da área de linguagem. As apresentações tiveram como foco a questão da importância da gestão dos recursos hídricos disponíveis no planeta. “Sobretudo, da participação cidadã, neste contexto preocupante e desafiador”, explica Scalon.

O diretor lembra que, a partir do Programa de Formação Continua, os profissionais da escola, traçaram um plano de trabalho para abordagem da Educação Ambiental, de forma a envolver toda a comunidade escolar. Todo o trabalho está embasado na parte diversidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), submetida recentemente à consulta. “A Escola Sustentável se caracteriza por desenvolver ações consistentes que devem provocar reflexões entres os sujeitos envolvidos, de forma a estabelecer sentido e novas atitudes diante dos impasses e desafios do cotidiano das pessoas, desde as questões mais próximas, até as mais globais”, define. Ele assegura que, a partir do Programa de Formação Contínua, os profissionais da escola traçaram um plano de trabalho para abordagem da Educação Ambiental, de forma a envolver toda a comunidade escolar.  

CEJA COLIDER 01.jpeg
CEJA COLIDER.jpg
CEJA COLIDER 03.jpeg

  PROFESSOR CLÁUDIO SCALON É ELEITO DIRETOR DO CEJA

    (2016/2017)

 

A Comunidade Escolar do CEJA "Cleonice Miranda da Silva" elegeu nesta Segunda (16/11) o professor Cláudio Scalon como Diretor para o biênio 2016/2017, com 87,5% dos votos "SIM". 

SEDUC PUBLICA NOVA PORTARIA SOBRE ELEIÇÃO DE DIRETOR

​​                                                              A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou no último dia 11 de setembro, a portaria  número 317/2015

                                                              que dispõe sobre o processo eleitoral para a escolha do diretor (a) das unidades escolares da rede estadual de

                                                              ensino, revogando assim a portaria nº 300/2015/GS/SEDUC/MT, publicada no dia 28 de agosto.

                                                              O pleito deve ocorrer em escolas públicas estaduais, incluindo creches-escola. 

                                                              Nas unidades indígenas a participação é facultativa e as unidades em funcionamento nos sistemas prisional e

                                                              socioeducativo, além das de regime Militar, são isentas. Já as unidades escolares que se encontram sob inter-

                                                              venção da Seduc, em razão de processo administrativo disciplinar ou sindicância administrativa, participarão do

                                                              processo eletivo, cessando a intervenção após a posse do candidato eleito. 

 

Os critérios para a escolha de diretor têm como referência os campos do conhecimento e das competências. A aptidão para liderança e habilidades gestoras necessárias ao exercício da função também são importantes, na perspectiva de assegurar um conhecimento mínimo da realidade onde se insere. 

​​​​​O processo de escolha será realizado em duas etapas. A primeira consiste em ciclos de estudos, de no mínimo vinte horas, realizados pelos Centros de Formação e Atualização de Professores (Cefapros), com apoio das Assessorias Pedagógicas, sob orientação da Superintendência de Gestão de Pessoas da Seduc, considerando apto o candidato com 100% de frequência. "O estudo é voltado às dimensões pedagógicas, administrativas, financeira e jurídica", destaca a superintendente, Neusa Evangelista, alertando que as faltas do pré-candidato serão consideradas justificadas decorrentes de fatos totalmente imprevisíveis, devidamente comprovados. 

 

 A outra etapa constará de seleção do candidato pela comunidade escolar, por meio de votação, na própria unidade escolar e salas anexas, levando em consideração a proposta de trabalho do candidato. No documento devem constar objetivos e metas para melhoria da unidade escolar e do ensino em consonância com a Política Educacional do Estado e com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar, além do plano de reavaliação e intervenção pedagógica com vista à elevação dos índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Prova Brasil e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outros. 

 

A superintendente explica que o profissional poderá concorrer à direção de apenas uma escola, e que é vedada a reeleição do candidato que estiver sem os Atos de Autorização de cursos e/ou Credenciamento da unidade escolar regularizados ou na situação "cadastrando" no sistema online do Conselho Estadual de Educação (CEE-MT). "Não constituirá impedimento se este processo estiver em análise pela Gerência de Educação Básica, no sistema". 

 

 Podem votar os profissionais da educação em exercício na unidade escolar, alunos regularmente matriculados, que tenham no mínimo 12 anos de idade ou que estejam cursando a 3ª fase do 2º ciclo em diante, pai e mãe (dois votos por família) ou responsável quando o aluno for menor de 18 anos e que tenha 75% de frequência comprovada. 

 

Confira na íntegra.

 

EDITAL Nº 0092015GSSEDUCMT.pdf

 

PORTARIA Nº 3172015GSSEDUCMT.pdf

 

Viviane Saggin
Assessoria Seduc/MT

 

Disponivel em: http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/Seduc-publica-nova-portaria-sobre-elei%C3%A7%C3%A3o-de-diretor.aspx. Acesso em 17/09/2015.

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2015

 

Acompanhe os resultados do instrumento de avaliação institucional     2015.

 

bottom of page